06 março 2008

Kokeshi dolls: bonequinhas japonesas de madeira

No Japão essas lindas bonequinhas chamadas "Kokeshi" são realizadas há mais de 150 anos. Originalmente eram feitas pelos artesãos para que as crianças pudessem brincar.
As bonecas têm um aspecto simples e estilizado, são de madeira com um corpo cilíndrico e a cabeça redonda. "Vestem" um kimono normalmente pintado com motivos floreais ou tradicionais.
Hoje as "kokeshi dolls" são consideradas objetos de coleção e ainda hoje são projetadas e realizadas pelos artesãos japoneses. Essa que vocês vêem na foto ("Wild Flower Kokeshi") é feita à maõ e tem 16 cm de altura, e é produzida pela "Wahooya". Custa £17.95.
No site "Happymall" você encontram outras. O difícil é escolher! (Mas eu já tenho uma que recebi de presente da minha irmã depois de uma viagem que ela fez ao Japão. São realmente lindas!).

2 comments:

Unknown disse...

Sou fã dessas bonequinhas. Vc vende?

Obgda.

Mindi disse...

Olá!
Peço desculpas pela demora em dar a resposta. Infelizmente não vendo as "kokeshis". Mas procurando na Internet não é difícil de achar ou então, se você for de São Paulo, dê um pulinho no bairro da Liberdade. Lá você vai encontrar algumas.
Obrigada pela visita!