15 setembro 2010

Hora do lanchinho...

Hoje, com a desculpa de dar alguma coisa de saudável (= feita em casa) para as crianças, acabei fazendo um bolinho de cenoura coberto com uma calda de chocolate.
A receita é muito simples. Os ingredientes para o bolo são:

- 3 cenouras grandes raladas
- 4 ovos inteiros
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de farinha
- 1 colher de sopa de fermento

Bater no liquidificador as cenouras ralas, os 4 ovos inteiros e o óleo. Em uma vasilha colocar os ingredientes secos (farinha, açúcar e fermento) e misturar com as cenouras batidas. A massa tá pronta! (Eu também acrescentei um potinho de iogurte natural, mas isso não fazia parte da receita original).
Colocar a massa em uma fôrma untada e levar ao forno pré-aquecido em temperatura média por 40 ou 50 minutos (a temperatura e o tempo de cozimento dependem muito do forno; no meu caso eu acendi o forno em uma temperatura de mais ou menos 150° e demorou aproximadamente 1 hora pra ficar pronto).


Ingredientes para a calda de chocolate:
- 100g de chocolate meio-amargo em tablete
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de mel

Colocar todos os ingredientes em uma panelinha em fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos (tomem cuidado quando começar a ferver porque o leite pode acabar levantando demais e derramar).
Despejar por cima do bolo já desenformado. E bom apetite!
Ah! Junto com o bolo tomei um bom copo de chá gelado de pêssego... 

E ontem à tarde  foi a vez do Antonio comer um pouco de pipoca (depois de já ter comido um iogurte misturado com biscoito esmigalhado).
P.S.: Todas as vezes que como pipoca fico com uma vontade enorme de tomar guaraná... aqui não tem... :-(

0 comments: