16 janeiro 2008

How to Make a Felt Bag, by Burdastyle

No site Burdastyle existem muitos "how-to's" interessantes (enviados pelos visitantes do site). Um deles é "How to Make a Felt Bag", muito simples e bonito. Coloco aqui o passo-a-passo, em português.
Obs.: as medidas originais são em polegadas, então fiz uma conversão arredondando para cima (lembrando que 1 polegada = 2,54 cm). Se quiserem ver as medidas originais visite o site.

Materiais
- linha para quilt
- máquina de costura

Feltro:
- 2 retângulos de 21cm x 16 cm (frente e atrás)
- 2 retângulos de 16cm x 7cm (laterais)
- 1 retângulo de 21cm x 7cm (fundo)
- 2 faixas de 3,50cm x 30cm (alças)

Forro:
- 2 retângulos de 23,50 x 16cm frente e atrás)
- 2 retângulos de 18,50cm x 7cm (laterais)
- 1 retângulo de 23,50cm x 7cm (fundo)
- 2 faixas de 5cm x 32cm (alças)

1) Usando linha para quilt (é mais grossa e resistente), costure os retângulos laterais ao retângulo frontal com pontos à mão (a mais ou menos 0,60 centímetro da borda), depois una o fundo aos retângulos frontal e laterais com a mesma distância da borda (0,60 cm)


2) Una o retângulo de trás ao resto da mesma forma.
3) Agora forre as alças de feltro que você cortou. Para isso dobre as laterais compridas do forro para dentro (0,60cm) e una-o à alça. Costure à máquina ou à mão.


4) Una as alças à bolsa. Costure-as mais ou menos a 3,80cm da borda superior (dentro ou fora, como preferir). Para que a alça fique firme faça uma costura retangular e depois, dentro dessa, uma outra em "X". Se quiser acrescente um botão ou alguma outra coisa para enfeitar.


5) O forro da bolsa precisa ser mais ou menos 1/8 menor do que a parte de fora para que entre corretamente. Costure lado direito contra lado direito. Para reforçar o fundo da bolsa corte um retângulo de cartão um pouco menor do que tamanho original em tecido. Coloque-o no fundo da bolsa.
6) Se você desejar enfeitar a parte externa da bolsa com botões ou outras coisas esse é o momento para fazê-lo. Só depois coloque o forro, já costurado.
7) Na parte de cima da bolsa dobre "a sobra" do forro para dentro e una-o ao feltro com pontos invisíveis. Prontinho!


1 comments:

Laura CheBirba disse...

I love it!!
Laura from Italy http://chebirba.blogspot.com