13 fevereiro 2008

Pavê... pra comê!

Oi gente! Ufa! Acabei de fazer um pavê pra amanhã pra comemorar o Valentine's Day. Normalmente eu e o meu marido não comemoramos ou compramos presentes, mas já que ele adora doces resolvi fazer um. Na verdade estou querendo fazer também um bolinho, mas ainda estou pensando...
Esse pavê é feito com a receita do tiramissú, mas modifiquei um pouco. Querem a receita? Então vamos lá!

Ingredientes:
- 2 gemas de ovo
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 500g. de mascarpone
- 4 claras de ovos batidos até o ponto de neve (dura)
- achocolatado em pó
- biscoitos champagne (eu não sei a quantidade exata, mas o suficiente para duas camadasa em uma travessa de mais ou menos 25x35)
- torrone de chocolate quebrado em pedacinhos (facultativo)


Coloque as gemas de ovo e o açúcar em uma tigela e bata com a batedeira até formar um creme claro. Acrescente o mascarpone e volte a bater, o suficiente para encorporá-lo aos ovos. Reserve.


Limpe as pás da batedeira e bata as claras em neve (eu sempre coloco uma pitadinha de sal antes de bater). Depois acrescente as claras em neve, um pouco de cada vez, ao creme de mascarpone e misture cuidadosamente até que tudo esteja encorporado. Aqui eu acrescentei o torrone de chocolate (que sobrou do Natal) em pedacinhos, mas você pode deixar sem nada, ou então coloque gotas de chocolate.


Preparei duas xícaras grandes de achocolatado em pó com leite para umedecer os biscoitos. Cubri o fundo da travessa com uma camada de biscoitos e em cima deles a metade do creme de mascarpone. Depois uma outra camada de biscoitos e, pra terminar, a segunda metade do creme.


Et voila'! Prontinho! Essa aqui em cima é uma versão individual "mignon", pronta para ser consumida.
Se quiser, antes de servir, polvilhe chocolate em pó sobre a superfície. Ou então pique frutas frescas da estação (kiwi, morango, uva, pêssego, etc.) e jogue por cima até cobrir tudo. Deixe na geladeira por algumas horas
coberto com plástico filme (eu prefiro deixar de um dia pro outro porque assim os biscoitos ficam bem molhadinhos) e sirva! Bom apetite!

0 comments: